terça, 22 de maio de 2018
CONTATO: (51) 3741 8003 - OUVIDORIA: 0800-644-2728

Nosso Município

Venâncio Aires é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, emancipado da cidade de General Câmara e instalado em 1891. A origem de seu nome é uma homenagem ao jornalista Venâncio de Oliveira Aires.

HISTÓRIA de Venâncio Aires

Os primeiros registros de povoamento da região onde está Venâncio Aires se datam de 1762, com a compra de terras do posseiro Francisco Machado Fagundes da Silveira.

O município de Venâncio Aires começou com sua povoação a partir de 1800, com a chegada e fixação dos açorianos às margens do Rio Taquari e do Arroio Castelhano. Dedicavam-se, primeiramente, à pecuária, à exploração de madeira e à produção de erva-mate.

Em 1849 o município de Taquari se emancipara de Triunfo, levando consigo General Câmara (na época, Santo Amaro) e Venâncio Aires, nomeado Faxinal dos Tamancos. Entre os anos de 1853 e 1856, os primeiros imigrantes alemães chegavam à região, dedicando-se à agricultura e localizando-se no vale do Arroio Sampaio. Santo Amaro conquistou autonomia de Taquari em 1881. O Arroio Castelhano ganhava sua primeira ponte em 1878, sendo importante para o escoamento de produtos para a região.

Em 8 de maio de 1884 a localidade de Faxinal dos Tamancos alcançava sete mil habitantes e conquistava elevação como Freguesia de São Sebastião Mártir. Neste ano também se inicia a construção de uma capela para o santo padroeiro, São Sebastião.

“Ato nº 371 de 30 de abril de 1891, o vice Governador do Estado resolve elevar a villa, a Freguesia de São Sebastião Mártir a condição de Distrito do município de Santo Amaro, com a denominação de Venâncio Aires”.

Através desta declaração, do então governador do Rio Grande do Sul Fernando Abbott, de 30 de abril de 1891, surgiu o município de Venâncio Aires, ainda que sua sede fosse uma vila. O nome originou-se como homenagem ao jornalista Venâncio de Oliveira Aires, que foi do estado de São Paulo viver no Rio Grande do Sul. A vila elevou-se à cidade no dia 11 de maio de 1891.

Em 1913 começou-se o planejamento das ruas do centro da cidade, em linhas retas. Em 1920 a iluminação pública passou a ser com lâmpadas. Surgiram os primeiros telefones na cidade e a população atingia 17 mil habitantes. Em 1924 a sociedade já possuía 48 grupos alemães em 1934, os negros entraram na comunidade venancio-airense.

Entre 1940 e 1960 o Porto de Mariante, na localidade de Mariante, transformou Venâncio em um centro comercial, impulsionando a economia. Em 1968 alcançou a liderança na produção de fumo, com uma colheita de 7.400 toneladas. Na década de 1970 iniciou-se o processo de industrialização do município, com continuação na década de 1980, fazendo com que o município chegasse as primeiras posições no cenário econômico do Rio Grande do Sul nos anos 1990. Em 2005, com a crise no agronegócio e prejuízos com a produção de erva-mate e fumo, foi feito o Seminário do Plano de Desenvolvimento Estratégico – Venâncio 2020, onde forma tracejados as próximas metas para desenvolvimento da cidade.

GEOGRAFIA de Venâncio Aires

Localiza-se na Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Santa Cruz do Sul, estando entre o Vale do Rio Pardo e o Vale do Taquari, pertencendo ao Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo e à Diocese de Santa Cruz do Sul.

Atinge uma altitude média de 210 metros ao nível do mar. Encontra-se às margens da rodovia RSC-287 e distancia-se 130 quilômetros da capital estadual, Porto Alegre. Em 2007, possui uma população de 64.524 habitantes.

Venâncio Aires ostenta o título de “Capital Nacional do Chimarrão”. Em comemoração a isso, a cidade sedia a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), uma das mais completas do Rio Grande do Sul.9 O município também é o maior produtor de fumo do Brasil,10 mesmo que a “Capital Nacional do Fumo” seja a cidade vizinha de Santa Cruz do Sul.

SIMBOLOS OFICIAIS de Venâncio Aires

O Brasão de Venâncio Aires se caracteriza por ser um escudo talhado azul, representando a tranqüilidade, uma coroa de torres na parte superior, uma cuia simbolizando o chimarrão, as mãos unidas significando a fraternidade, dois ramos de fumo em cada lateral e na parte inferior uma faixa dourada com o nome e a data de emancipação do município. A Bandeira de Venâncio Aires tem como característica o fundo branco simbolizando a paz e o tradicional brasão venancio-airense aplicado no centro. O Hino de Venâncio Aires possui letra e música de Sélita Dalmás.

ESPORTE E LAZER de Venâncio Aires

Na atualidade o principal destaque esportivo é a Assoeva (Associação Esportiva de Venâncio Aires), que atualmente disputa a Liga Nacional de Futsal, a principal competição do salonismo brasileiro. A equipe também é a atual vice-campeã estadual e campeã da Copa dos Vales.

No futebol de campo o principal clube esportivo de Venâncio Aires é o Esporte Clube Guarani, que atualmente disputa a Segunda Divisão Gaúcha

fonte: wikipedia.org